Caros leitores,
A Espanha ocupa o 3º lugar no ranking de países com o maior número de bens reconhecidos pela UNESCO, com um total de 49, divididos entre Bens de Interesse Cultural, Natural e Misto.
Dentre os patrimônios reconhecidos como Bens de Interesse Natural, destacamos na coluna desta semana três parques espanhóis que compõem a lista, a saber: Parque Nacional de Garajonay, Parque Nacional de Doñana e Parque Nacional del Teide, que possuem paisagens exóticas.
Parque Nacional de Garajonay: este parque está situado na Isla de la Gomera, que pertence às Islas Canarias, cadeia de ilhas espanholas situada no Oceano Atlântico que se destaca com suas paisagens de tirar o fôlego.
O Parque Nacional de Garajonay é uma dessas joias naturais que compõem o arquipélago e que entrou, em 1986, na lista de Patrimônios da Humanidade, pela sua floresta úmida, laurisilvas, que abriga árvores da família das lauráceas.
Devido à umidade nessa região, o local favorece ainda o desenvolvimento de uma vegetação análoga à Era Terciária, que segundo aponta o próprio site da UNESCO, desapareceu completamente da Europa Meridional devido às mudanças climáticas. Neste sentido, o parque exerce grande importância por abrigar um ecossistema excepcional.
Parque Nacional de Doñana: localizado na Comunidade Autônoma de Andaluzia, entre as províncias de Huelva e Sevilha, o Parque Nacional de Doñana é uma das áreas naturais mais importantes da Espanha, que se destaca por abrigar diferentes ecossistemas, como pântanos, dunas e lagoas.
O local se destaca ainda por ser habitat de diferentes espécies em extinção, como a Águia-imperial-ibérica e o Lince-ibérico, e por ser refúgio da maior população de garças da região mediterrânea, conforme aponta o site da UNESCO. Devido a toda essa riqueza, o Parque Nacional de Doñana é, desde 1994, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Parque Nacional del Teide: situado na Isla de Tenerife, que também pertence às Islas Canarias, o Parque Nacional del Teide é um dos mais visitados em toda a Europa e onde fica o maior vulcão da Espanha, Teide, com 3.718 metros de altitude, também considerado como a 3ª maior estrutura vulcânica do mundo.
O Parque Nacional del Teide é Patrimônio da Humanidade desde 2007 e apresenta em seu espaço zonas com paisagens exóticas, sendo ainda um exemplo dos processos geológicos.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!