Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer a histórica cidade de Oviedo, capital do Principado de Astúrias (uma das Comunidades Autônomas da Espanha), um lugar hospitaleiro e cercado de muita cultura.
A origem da cidade remonta ao século VIII, fato esse que se nota pelo preservado centro histórico de Oviedo que permite um passeio por construções da época. A cidade valoriza tanto a sua história, que há 5 momentos do período pré-românico em bom estado de preservação e que são tombados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Situada no monte Naranco, por exemplo, está um dos lugares mais importantes de Oviedo, com grande valor histórico e reconhecimento da própria UNESCO em 1985: Igreja de Santa María del Naranco. Acredita-se que antes o lugar tenha sido o Palácio de Ramiro I, uma das residências do referido rei, e não foi projetado inicialmente para ser uma igreja.
Santa María del Naranco é um dos monumentos de estilo pré-românico encontrados em Oviedo, datado do ano de 848 d.C. A obra é marcada por uma arquitetura encantadora, que serviu de base para as construções feitas posteriormente na capital do Principado de Astúrias.
Outro lugar histórico e que deve ser visitado é a famosa e bela Catedral de Oviedo, uma construção de estilo gótico, mas que também recebeu influências renascentistas e barrocas, que atrai turistas de todas as partes do mundo.
A Catedral de Oviedo começou a ser construída ao final do século XIII e foi finalizada na metade do século XVI, um intervalo de tempo que faz com que os visitantes percebam diferentes estilos arquitetônicos na construção e se encantem com uma obra suntuosa.
E a nossa coluna de hoje encerra por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer um pouco sobre Oviedo.
Abraços e até a próxima!