Caros leitores,
A coluna de hoje é dedicada aos turistas que amam conhecer vilarejos e pequenos povoados nos países que visita. Pensando nisso, escolhemos falar sobre Patones de Arriba, um dos povoados mais visitados da Comunidade de Madrid e que é, desde 1999, Bem de Interesse Cultural da Espanha.
Patones de Arriba compõe o município de Patones. Este possui dois núcleos: Patones de Arriba, povoado em que fica a parte mais histórica e que possui uma arquitetura singular; e Pantones de Abajo, um núcleo mais voltado para o turismo de natureza.
O povoado está a mais ou menos 1h de viagem da capital espanhola e fica na Serra Norte de Madrid, região que costuma encantar os visitantes pela singularidade.
Patones de Arriba se destaca, em especial, pela sua arquitetura, pois todo o povoado foi contruído com um tipo de rocha chamada ardósia (xisto), que caracteriza a chamada Arquitetura Negra.
Este tipo de rocha desempenhou um papel importante no desenvolvimento do povoado, pois todas as ruas e casas do local foram construídas com esse recurso. Ao passear por Patones de Arriba, não há como não se encantar com suas ruas em paralelepípedo e suas curiosas casas feitas em pedra.
O local abriga ainda muita história, como a Iglesia de San José. Sua origem remonta ao ano de 1653, quando foi construída uma ermita no povoado que logo depois se converteu em Igreja. Hoje, o local funciona como uma Oficina de Turismo.
E a coluna de hoje encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!