Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer um pouco sobre a vida do ator Quique San Francisco, que fez história no mundo das artes, em especial no teatro, onde seu talento passou a ser notado e ainda mais reconhecido.
Ainda que esta coluna se dedique a trazer informações gerais sobre a cultura da Espanha, em especial sobre o turismo, devemos ter em conta que cada país é moldado pelas contribuições de seu povo e tudo isso não seria diferente na Espanha, nação que abrigou e que abriga grandes talentos dos mais diversos setores e que tanto contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da cultura no país.
Quique San Francisco é um exemplo de pessoa que certamente contribuiu com a cultura e com as artes na Espanha. Natural de Madrid, Rogelio Enrique San Francisco Cobo, conhecido carinhosamente como Quique San Francisco, nasceu em 1955, filho de pais artistas, que contribuíram com o desenvolvimento dessa paixão pela arte de atuar.
O teatro era para Quique como uma forma de representar, em certos momentos e em tom bem humorado, a forma como levava a vida e a forma como a via. Uma de suas marcas registradas era a alegria, sempre bem representada em suas encenações e apresentações nos programas de TV, como em El Hormiguero, comandado pelo seu amigo Pablo Motos.
Sua marca registrada era o humor, que se aliava com o jeito simples de levar a vida, em especial com o seu cotidiano no distrito de Chamberí, em Madrid. Quique San Francisco vivia a vida com liberdade e intensamente, ainda que sustentasse vícios que poderiam debilitar a sua saúde. Apesar dos vícios frutos de uma vida boêmia, deixou um belíssimo legado em Madrid, marcou a vida de muitas gerações com seu trabalho e sua genialidade não pode ser contestada.
Infelizmente, no dia 1° de março de 2021 e aos 65 anos de idade, Quique San Francisco faleceu vítima de uma infecção pulmonar, notícia que comoveu todos aqueles que acompanhavam seu trabalho.
Como forma de homenagear e deixar vivo o legado do artista, a Prefeitura de Madrid inaugurou no dia 23 de junho de 2021 o novo nome do Teatro Galileo, que passou a ser chamado Teatro Quique San Francisco.
Devido à pandemia, a cerimônia foi restrita a familiares, amigos e autoridades locais, que foram testemunhos em vida do legado de Quique San Francisco e prestigiaram o momento da homenagem. Estiveram presentes na solenidade nomes importantes para a Espanha, como o prefeito de Madrid, José Luis Martínez-Almeida e o apresentador do programa El Hormiguero, Pablo Motos, além da amada de Quique San Francisco, Tatiana Muravyova e do irmão do ator, Vicente Haro.
O gesto foi um ato importante e memorável, como forma de agradecer as contribuições de Quique San Francisco, um artista excepcional e que viveu a vida intensamente ao lado de seus familiares e amigos.
Até a próxima coluna!