Rafael Ansón, eleito Presidente de Honra FIJET por trajetória gastronômica

A Federação Mundial de Jornalistas e Escritores de Turismo em Espanha reconhece os méritos no campo da comunicação gastronómica do especialista

A Federação Mundial de Jornalistas e Escritores de Turismo em Espanha (FIJET Espanha) reconheceu o  ex-Diretor Geral da RTVE e atual presidente da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, Rafael Ansón, como presidente de Honra da instituição. Para ratificar a sua nomeação, foi organizado um encontro na última quinta-feira no Palácio de Saldaña, sede do conhecido restaurante Abya (Madrid) O cargo foi aprovado na Assembleia Geral Extraordinária que a entidade realizou em maio passado. A intenção deste reconhecimento é valorizar o trabalho de divulgação gastronómica de Ansón, além de exaltar a importante relação entre a qualidade dos produtos locais e o turismo na Espanha: "Somos líderes em turismo graças à gastronomia", declarou, Anson.

O presidente da FIJET Espanha, Miguel Ángel González, foi encarregado de entregar o certificado comemorativo, González fez uma revisão da trajetória completa do agora Presidente de Honra, Rafael Ansón que é conhecido além do setor da comunicação, também foi assessor do presidente Adolfo Suárez durante a Transição, docente em várias universidades, e presidente da Real Academia de Gastronomia de Espanha, entre outros.

González e Ansón aproveitaram a ocasião para anunciar as novas iniciativas da Federação. Entre as primeiras atividades que se propõe está a criação de um grupo de jornalistas especializado em gastronomia, que sirva de alto-falante para difundir e promover as novidades do setor. "Dos 84 milhões de turistas que vieram para a Espanha no ano passado, a gastronomia era a principal motivação para metade deles", matizou o especialista. Por isso, também será criada a primeira edição dos  prêmios gastronómicos, que serão entregues em várias categorias inicialmente, em todo o território nacional, Espanha. O objetivo de todas essas atuações é dotar a gastronomia da importância que merece e reconhecer seu forte impacto na arrecadação turística.

 A FIJET é uma das associações de jornalistas de turismo mais relevantes a nível internacional. É composta por profissionais que participam ativamente como editores, jornalistas e escritores de turismo (de imprensa, rádio, televisão e internet) e professores. A Espanha faz parte das mais de 40 nações que integram a federação. Esta, também, é assessora da UNESCO, afiliada à ONU Turismo, à Federação Universal da Associação de Agentes de Viagens, e ao Conselho Internacional de Turismo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES