Caros leitores,
De 23 a 25 de junho de 2022, Madrid sediou no Wellington Hotel & Spa Madrid uma edição especial do Salón Internacional de la Moda Flamenca (SIMOF), atividade que realizou um desfile de promoção da moda flamenca, reunindo 28 empresas que apresentaram designs inspirados nesse elemento da cultura espanhola.
O flamenco é uma das danças mais tradicionais da Espanha, sendo um dos elementos culturais mais simbólicos e representativos do país. Além da dança envolvente e emocionante, essa cultura fascina pelas peças utilizadas, como as famosas castanholas, sapatos para sapateado, flores no cabelo e um vestido com babados, além de cores vivas, elementos que inspiraram a produção das coleções para o SIMOF Madrid.
Imagem: Divulgação/SIMOF Madrid
Além do desfile, esta primeira edição também contou com um showroom curioso, em que os participantes podiam provar as coleções apresentadas, além de conhecer marcas e designers de Andaluzia, Comunidade Autônoma da Espanha que é tida como o berço da cultura flamenca e onde a presença dessa arte é ainda mais intensa. Inclusive, é em Sevilha, região de Andaluzia, que ocorre a famosa Feria de Sevilla, época em que as mulheres saem às ruas vestidas com indumentárias típicas da cultura flamenca.
Muito além da promoção da cultura flamenca, o evento promove a valorização da região de Andaluzia, conhecida pela intensidade de suas celebrações e festas, e que vem se destacando no cenário da moda, com produções de peças que valorizam as raízes, a identidade e o povo dessa importante região espanhola.
Em Madrid, o SIMOF ganha uma nova dimensão, agora ampliando para uma cidade que é tida como acolhedora e que reúne povos de diferentes culturas, sendo também um centro de referência no quesito moda, haja vista que Madrid realiza importantes eventos ao longo do ano e se destaca na Europa quando o assunto é lançar tendências.
Para Raquel Revuelta, responsável pelo Salón Internacional de la Moda Flamenca de Madrid (SIMOF Madrid), a moda flamenca chega à capital espanhola para permanecer, sendo compreendida também como um meio para dar mais visibilidade à Andaluzia, para que a moda produzida nessa região seja ainda mais conhecida por diferentes cidades.
Após a apresentação do desfile, SIMOF Madrid realizou ainda a entrega dos Premios Flamenco en la Piel, como forma de reconhecer personalidades que colaboram com a promoção da moda flamenca. Nesta edição do evento, foram homenageados o prefeito de Madrid, José Luís Martínez-Almeida, a Infanta Elena de Borbón, e o jornalista Jesús María Montes-Fernández.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!