Sevilha: encantos de uma cidade cultural

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, viajaremos pela capital da Comunidade Autônoma de Andaluzia, a cidade de Sevilha, um lugar marcado por uma cultura muito forte e representativa, que atrai turistas de todo o mundo interessados em desbravar novos lugares, conhecer espaços históricos e saborear os pratos típicos da região.

Sevilha

Localizada na região sul da Espanha, Sevilha é uma cidade cheia de contrastes e que sofreu, ao longo dos tempos, influências de vários povos, como mouros, fenícios, cartagineses e outros.

Essas influências são refletidas nas danças, comidas e em cada canto da cidade. Inclusive, supõe-se que foram os mouros quem escolheram o nome do local: inicialmente Ishbiliya, que derivou Shbiya e refletiu na grafia que temos hoje.

Plaza de España

Um dos locais mais visitados da cidade é a famosa Plaza de España, construída para sediar a Exposição Ibero-americana de 1929, sendo projetada pelo famoso arquiteto Aníbal González, que se inspirou em características do Renascimento e buscou trazer elementos tradicionais da cidade nessa construção tão suntuosa.

Flamenco

Falar sobre a capital da região de Andaluzia e não citar uma das danças mais representativas da Espanha é até um desrespeito. Afinal, o flamenco, que é um dos símbolos da cultura espanhola, declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, teve sua origem por essa região, sendo resultado da influência dos povos ciganos e tendo como possível berço o famoso bairro sevilhano de Triana.

Triana

Localizado às margens do rio Guadalquivir, o bairro de Triana é um dos mais importantes da cidade de Sevilha e encanta todo turista que ama respirar a cultura local, sendo um espaço muito popular, marcado pelo ritmo flamenco, uma culinária rica, além de muitos artesãos que desenvolvem trabalhos preciosos com cerâmica.

Huevos a la flamenca

E para finalizar nosso passeio de hoje, nada melhor que conhecer uma iguaria típica da região de Andaluzia, muito apreciada em Sevilha: huevos a la flamenca. O prato consiste basicamente em uma receita feita com ovos e vegetais fritos, como batata, além de aspargo ou ervilha. A depender do cozinheiro, jamón e linguiça podem ser adicionados, dando mais sabor ao prato.

E a nossa coluna de hoje encerra por aqui.

Abraços e até o próximo passeio!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES