Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer um pouco da culinária espanhola, para além da famosa paella, um dos pratos típicos mais simbólicos do país. É que a Espanha se consolida com um dos destinos de viagens preferidos pelos turistas pela variedade de passeios que podem ser feitos no país, desde viagens pelos monumentos históricos, belezas naturais, a um passeio precioso pela gastronomia da Espanha, uma das mais apreciadas e ricas do mundo.
Com forte influência mediterrânea, a culinária espanhola é conhecida pelas suas cores, sabores e pela presença de produtos mais saudáveis, como legumes e verduras, além da presença de muitos pratos típicos com frutos do mar, a exemplo da paella, que em sua versão mais incrementada costuma levar camarões, lulas e outros ingredientes.
Para esta coluna, separamos 3 pratos típicos que são símbolos do país e que todo turista deve experimentar: gaspacho, tortilla de patatas e pulpo a la gallega.
O gaspacho é um dos pratos mais apreciados e que pode ser consumido em todas as estações do ano, principalmente no verão, por ser tratar de uma sopa fria e muita refrescante. Trata-se de uma sopa de origem simples e humilde, feita inicialmente de maneira rústica pelos camponeses, com os ingredientes mais comuns consumidos pela população da região de Andaluzia. Na receita atual, a sopa leva ingredientes como tomate, pepino, pimentão, azeite de oliva, alho, água, sal e, claro, pão (que costuma acompanhar as refeições e sopas).
Outro prato muito tradicional é a saborosa tortilla de patatas, que é como se fosse uma omelete de batatas. Supõe-se que este prato tenha sido inventado em Extremadura, uma região da Espanha. Em sua receita, a tortilla de patatas leva ovos, batatas, azeite de oliva, cebola e sal.
Já o pulpo a la gallega ou pulpo a la feria é outro item da culinária espanhola que se destaca e tem origem na região da Galícia. Durante festejos e feiras na região, este é um dos pratos mais solicitados e que conquista todos os cantos da Espanha. Consiste basicamente em uma iguaria feita com polvo, azeite de oliva, alho e sal.
CURIOSIDADE: Ao observar os ingredientes de cada prato, é possível perceber que o azeite de oliva está sempre presente. A título de informação, a Espanha é o que mais produz azeite de oliva no mundo. Tal feito se reflete na presença constante desse elemento na culinária espanhola.
E a coluna dessa semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!