Caros leitores,
Na coluna desta semana, apresentamos a cidade de Úbeda, que assim como Baeza, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pelo seu conjunto monumental em estilo renascentista, sendo uma das principais cidades espanholas para quem deseja conferir de perto como o Renascimento influenciou nas artes e nas construções locais.
Trata-se de uma cidade relativamente pequena, situada na província de Jaén, Comunidade Autônoma de Andaluzia, sendo um destino ideal para quem prefere viajar por lugares mais bucólicos, porém com muita história, como é o caso de Úbeda, que conquista visitantes pelo seu conjunto arquitetônico e pela sua cultura.
Importante destacar que no século XVI, a cidade foi profundamente influenciada pelo estilo renascentista, uma herança que pode ser vista ainda hoje graças ao excelente estado de preservação de muitas construções desse período.

Assim, pensando naquele tipo de turista que ama caminhar pela cidade para conhecer os lugares emblemáticos e históricos que compõem o conjunto arquitetônico de Úbeda, sugerimos que parta da Plaza Vázquez de Molina, um dos principais pontos da cidade e que é rodeada de construções históricas. Nela, encontra-se a famosa Capilla de El Salvador, projetada em 1536 por Diego Siloé, sendo uma das obras arquitetônicas mais importantes do Renascimento Espanhol.
Outro lugar emblemático de Úbeda é a Basílica de Santa María de los Reales Alcázares, construída sobre os restos da Mezquita Mayor. Esta é a principal igreja da cidade de Úbeda, com uma fachada renascentista, mas a construção apresenta ainda características de outras épocas e estilos.
Como herança do Renascimento Espanhol, destacamos ainda a Iglesia de San Pablo, segunda mais importante da cidade, que foi construída no século XIII e que sofreu ao longo dos anos influência de diferentes estilos artísticos, desde o românico ao renascentista.
Ao passear por Úbeda, o visitante se depara com um conjunto de espaços históricos em ótimo estado de conservação, desde fonte a edifícios emblemáticos com características singulares. Não é à toa que a cidade é, desde 2003, Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A cidade também é conhecida pelo azeite de oliva, o ouro espanhol, haja vista que o país é o maior produtor mundial desses produtos e em Úbeda nos deparamos com uma paisagem repleta de oliveiras. Do Mirador de Úbeda, podemos contemplar uma vista panorâmica dessas plantações, uma paisagem que confere à cidade um charme especial.
Dica: ao visitar Úbeda, não deixe de experimentar seu ouro líquido (azeite de oliva), um dos mais especiais da Espanha e que faz parte da gastronomia local.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!