Casa de América e Paradigma Solutions realizaram, nos dias 28 e 29 de junho, a estreia de Voces del Cine Brasileño Contemporáneo, um ciclo gratuito, aberto ao público, que visa promover na capital espanhola um dos cinemas mais potentes e apreciados da América Latina.
Para a estreia dessa atividade, o importante Palacio de Linares (sede da Casa de América) acolheu representantes do filme brasileiro Pacificado (2019), uma produção realizada entre os Estados Unidos e o Brasil, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha).
Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions
Pacificado é um filme fruto da parceria entre a comunidade do Rio de Janeiro, Morro dos Prazeres, e o diretor Paxton Winters, grande produtor e diretor americano. Nesta produção, buscou-se apresentar um outro olhar para as comunidades brasileiras, em especial, para a comunidade Morro dos Prazeres.
Em uma trama envolvente, que tenta fugir dos estereótipos trabalhados em filmes que tratam sobre favelas, o filme gira em torno de Tati, uma adolescente que tenta se conectar com seu pai (Jaca), em meio a conflitos familiares e políticos dentro de sua comunidade. Trata, em especial, de relações familiares, em uma tentativa de mostrar mais da realidade das pessoas que vivem nessa região.
Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions
No ato inaugural do ciclo, o evento contou com um diálogo conduzido por Carla Guimarães com representantes do filme Pacificado: Paxton Winters (diretor), Wellington Magalhães (roteirista), Marcos Tellechea (produtor da Reagent Media) e Darren Arronofsky (produtor), cineasta responsável pelo filme Cisne Negro.
Neste diálogo realizado dia 28 de junho, convidados puderam falar mais detalhes sobre a produção do filme Pacificado (2019). Wellington Magalhães (Maga), inclusive, é morador da comunidade e o diretor Paxton Winters também já residiu em Morro dos Prazeres, a convite de Maga, momento em que conheceu de perto a realidade da região.
Já no dia 29, após abertura do ciclo, o público pode desfrutar do filme, que segue em exibição durante o mês de julho, às quintas-feiras e sextas-feiras, na Sala Iberia (Casa de América). O ciclo segue nos próximos meses com uma programação imperdível, que conta com a exibição de grandes filmes brasileiros, produzidos recentemente.
Voces del Cine Brasileño Contemporáneo é uma realização da Casa de América, instituição espanhola que fomenta a cultura dos países ibero-americanos, e Paradigma Solutions, que contou em sua estreia com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Ceará, Descubra Ceará e Oskar´s Fire&Burger.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!