O presidente dos EUA, Joe Biden, deve se encontrar com Xi Jinping, no próximo mês. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, membro do Comité Central do Partido Comunista da China, deu mais um passo para que o mesmo ocorra indo à Casa Branca.
Wang Yi transmitiu as saudações do Presidente da China ao seu homólogo americano e afirmou que o objetivo da visita é buscar um consenso entre os chefes de estado e impulsionar as relações entre a China e os Estados Unidos.
Biden transmitiu saudações ao Presidente Xi e destacou a importância das relações com a China, expressando a vontade dos Estados Unidos de manter a comunicação e enfrentar juntos os desafios globais.
Wang Yi externou o desejo de relações estáveis e recuperadas o mais rápido possível, “num caminho de desenvolvimento saudável”.
Ao mesmo tempo expressou que o princípio de "uma só China" é a base política mais importante das relações bilaterais e deve ser protegida de interferências.
“A China valoriza a estabilidade e a melhoria das relações com os Estados Unidos. Devemos assumir uma atitude responsável em relação ao mundo, à história e aos povos, e promover verdadeiramente uma relação estabilizadora e melhorada entre a China e os EUA, seguindo os três princípios do Presidente Xi Jinping”, afirmou Wang.
Na última semana, Xi Jinping se reuniu com representes dos EUA em um jantar do Comitê Nacional de Relações EUA-China, quando disse que está disposto a “gerir diferenças” citou três condições para um boa relação com os EUA, que seriam: de respeito, coexistência pacífica e benefício mútuo.
“Isto não só está em consonância com os interesses fundamentais de ambos os países e dos seus povos, mas também com as expectativas comuns da comunidade internacional”, afirmou o ministro.
Durante a visita, Wang Yi também manteve duas rodadas de conversações com o secretário de Estado dos EUA, Blinken, e manteve comunicação estratégica com Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com