Por Rany Veloso
O presidente do STF, Barroso, falou com o blog enquanto acompanhada os cumprimentos dos convidados do ministro Flávio Dino e ao se referir ao novo colega falou que ele chegou ao "coroamento da carreira".
Barroso também comentou o período que o Brasil vive com investigações de tentativa de golpe e concluiu: "o Brasil está caminhando para um tempo de recuperação à civilidade" (vídeo).
"Temos que trabalhar o máximo possível pela pacificação, pela união de pessoas que pensam diferente, mas sem mudar de opinião, apenas agregá-las sobre a Constituição (...) A democracia tem lugar para divergência entre pessoas que colocam seus argumento na mesa sem se insultarem".
Durante a cerimônia, Barroso chamou atenção para o convívio os diferentes. “A presença maciça neste Plenário de pessoas de visões políticas as mais diversas apenas documenta como o agora ministro Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira”, disse.
"VITÓRIA DA DEMOCRACIA"
Barroso acrescentou que a solenidade também documenta a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade. “Nós o recebemos aqui com muita alegria. A vida é dura, mas é boa porque nos dá o privilégio de servir ao país sem nenhum outro interesse que não seja de fazê-lo melhor e maior”, declarou.