Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Após complemento de cirurgia, Lula permanece na UTI hoje. Médicos dizem que não terá novo sangramento. Vídeo!

“Ele está neurologicamente perfeito”, afirma médico da equipe do presidente

Por Rany Veloso

Lula passou por um novo procedimento no início da manhã desta quinta-feira (12), no hospital Sírio Libanês em São Paulo, para o uma embolização, que consiste em entupir a artéria com um pequeno catéter entre o crânio e o cérebro, na meninge, fechando a circulação no local e evitar novos sangramentos. O dr. Roberto Kalil, médico do presidente, disse que Lula está consciente, sem sequelas, sem lesão cerebral e com suas capacidades neurológicas normais.

Lula permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por mais um dia para ser monitorizado. "O que define hoje a permanência na UTI é a monitorização contínua", explicou Ana Helena Germoglio.

"O presidente está sentado, comendo, conversando. Quem trabalha com a mente nunca para. A orientação é repouso relativo, evitar estresse, claro que na posição dele é quase impossível", reforçou Kalil.

Kalil também reforçou que o complemento da cirurgia de hoje é preventivo e ocorreu tudo bem. Segundo o médico, tudo está sendo comunicado conforme pedido do próprio presidente.

"Ele vai continuar nesses próximos dias com uma rotina de fisioterapia, os cuidados intensivos vão diminuindo evidentemente. Se tudo ocorrer como está ocorrendo, no começo da semana, o presidente deve ter alta. Aproveitando que hoje a tarde ele vai retirar o dreno, vai ter um novo boletim médico. Aliás é um pedido do presidente que vocês saibam passo a passo o que está acontecendo", explicou. 

O médico responsável pelo procedimento de hoje, José Guilherme Caldas, afirmou que foi simples, com uma sedação leve. 

O neurologista Rogério Tuma disse que o presidente está em plena capacidade neurológica. "Ele está normal, o exame neurológico dele está normal. A única recomendação médica é que ele não se esforce nem física nem cognitivamente", disse 

Kalil ressaltou que Lula tem "capacidade total" de assinar qualquer decreto.

O presidente apresentou dois hematomas na região do crânio após bater a cabeça em queda no banheiro do Palácio da Alvorada no dia 19 de outubro. Do lado esquerdo o hematoma foi drenado durante cirurgia na madrugada de segunda-feira, do lado direito o hematoma foi absorvido.

Apesar de ser normal o sangramento após quedas, os médicos foram pegos de supresa. "Ninguém esperava que ele fosse ter ese sangramento", confirmou Kalil.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES