Por Rany Veloso
Durante a reunião com os governadores, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, informou a liberação de novos lotes de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção de 16,6 milhões de doses da Coronavac e Astrazeneca, que segundo ele, chegarão nos próximos dias. "A China, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida em parceria de vacinas", afirmou.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que representou o Fórum dos Governadores, disse que além de pedir a manutenção do cronograma de entregas de IFA e vacinas, a reunião foi para manifestar a posição de respeito pelo embaixador, pela China e pelo povo Chinês, e gratidão pelas cerca de 100 milhões de doses já liberadas para o Brasil através da Fiocruz (Astrazeneca) e Butatan (Sinovac) entre insumos e imunizantes prontos. "Sabemos que representa entrega para o Brasil de cerca de um quarto das vacinas fornecidas para 101 países do mundo (cerca de 380 milhões de doses), salvando milhões de vidas, portanto uma especial ajuda humanitária na pandemia", reconhece.
O embaixador Wanming pediu apoio para a tramitação célere de outras vacinas que estão na Anvisa e ficou de tratar do pedido do Butantan sobre mais vacinas Coronavac e outras cerca de 30 milhões de doses pela SinoPharma, aprovada pela OMS e que já pode ser usada no Brasil.
Os governadores também propuseram um Grupo de Trabalho do Fórum dos Governadores/Consórcio das regiões Nordeste e Amazônia para agenda com a China sobre as relações bilaterais no segundo semestre. "Além do pleito por mais vacinas, ampliar comércio (importação e exportação), carteira de investimentos, parceria na área tecnológicas e outras", finalizou Wellington Dias.
Os governadores Flávio Dino, do Maranhão, e João Doria de São Paulo, também participaram do encontro.