Por Rany Veloso
Nesta semana, como o blog adiantou, o PT e os partidos da Federação (PCdoB e PV) declararam apoio à reeleição do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado de primeira hora de Ciro Nogueira e Bolsonaro. A decisão ocorreu após a reunião da bancada, a qual Rejane Dias (PT-PI) faz parte. A deputada federal reeleita entende que o partido precisa avançar em postos de comando da casa, como a mesa diretora e comissões importantes, uma vez que tem a segunda maior bancada.
”Tem também a questão da governabilidade [de Lula]. Então é preciso nos alinharmos com o presidente [Lira], que também é previsível, isso é muito importante, mas ao tempo deixamos claro que queremos espaço na mesa aqui da Câmara, porque nós só temos uma indicação”, destaca Rejane Dias.
Na visão da deputada, o acordo foi fechado por questões políticas, para que Lula possa aprovar a PEC do Bolsa Família e consequentemente iniciar o governo em um certo nível de tranquilidade. Lira foi até o encontro de Lula nesta quarta (30), no hotel em que ele estava hospedado em Brasília.
"Queremos a garantia de que teremos as principais comissões á frente, no caso a CCJ e a comissão de orçamento. Isso tudo já foi colocado na mesa", lembra a deputada ao falar em ampliar o leque de atuaçao do partido.