Por Rany Veloso
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), está com viagem marcada para Brasília no fim de fevereiro. Uma das agendas é com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que também é o ministro da Previdência de Lula. Enzo deve voltar a Teresina com a posição política do partido. Os indícios levam a crer no PDT na base do governo, oficialmente, para 2024. Isso porque Enzo já tinha declarado apoio a Rafael Fonteles (PT) ainda na campanha, mas coloca a decisão final nas mãos do governador eleito.
"Como existe um forte alinhamento nacional, uma vez que já apoiamos Lula, acho que é uma tendência é se aproximar [da base do governo], mas a decisão é do governador”, disse Enzo ao blog.
Ainda em Brasília, Enzo irá fazer uma visita ao ministro piauiense Wellington Dias, na sede do Ministério do Desenvolvimento Social, e no Congresso Nacional aos parlamentares do Piauí.
PARCERIA COM WELLINGTON DIAS
O presidente da Câmara quer apresentar um projeto de lei entre fevereiro e março para a criação de um cadastro de pessoas em situação de rua, para que possam ser inclusas em programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, e políticas públicas do governo federal, como cursos profissionalizantes.
O certo é que a parceria política pode passar para o campo eleitoral. Enzo está em raia própria como um dos nomes cotados para a disputada do Palácio da Cidade em 2024.
De acordo com uma fonte, isso ocorre devido a fragilidade do prefeito Dr Pessoa. O relacionamento entre o presidente da Câmara e o prefeito andou estremecido, com quem hoje a parceria é apenas administrativa.