Por Rany Veloso
O deputado federal do Progressistas do Piauí, Átila Lira, chamou de "especulação" a possibilidade da união política com o PT e defendeu a Federação com o Republicanos, que deve ser anunciada em fevereriro do ano que vem. Lira disse ser impedido de falar se é favor ou contra a chapa cruzada PP e PT para as eleições de 2026 porque o tema não foi colocado na mesa. "Eu não posso dizer que sou a favor com o que não aconteceu ainda, né? Se isso for colocado na mesa, vou analisar".
"Eu acredito muito mais na possibilidade de uma federação de partidos de centro, que é o que a gente está buscando. E essa questão do Piauí é uma questão que ainda tem que ser muito dialogada, assim. E eu acredito que isso é fruto porque nós temos uma boa relação com toda a bancada do Partido dos Trabalhadores. Quando eu digo eu, eu, o próprio Ciro Nogueira, o Júlio Arcoverde, os nossos deputados, então existe um diálogo constante, e essas especulações surgem, mas não tem nenhum entendimento para isso, não".
Já faz alguns dias que especulam sobre a possibilidade de chapa cruzada entre PT e PP no Piauí. Os partidos que romperam em 2020 podem voltar a compor para as eleições de 2026. É o que vem sendo tratado explicitamente por líderes do PT.
Com a chapa cruzada, a bancada federal do PP seria a primeira a se beneficiar, uma vez que os federais iriam para a sigla, mas nem assim são os mais animados.
Procurados pela coluna, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) falou que acha muito difícil a chapa cruzada, mesmo depois do encontro com deputado estadual do PT Hélio Isaías.
O senador Ciro Nogueira (PP), presidente nacional da sigla, também nega a possibilidade. E reforçou que a Federação com o Republicanos será anunciada após a eleição da Câmara, em fevereiro, quando Arthur Lira (PP) passa o bastão para Hugo Motta (Republicanos).