Por Rany Veloso
Em mais um derrota para o governo na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, outro nome da oposição foi eleito nesta quarta-feira (20), para o cargo de 1º vice-presidente. O deputado do Piauí Átila Lira Filho, indicado do PP, teve 28 votos favoráveis e 5 brancos. Os últimos foram de membros da base o governo que perderam espaço nos cargos. Átila irá conduzir as pautas junto com o bolsonarista Nikolas Ferreira, o presidente do colegiado.
Em entrevista exclusiva ao blog, Lira disse que sabe dos debates de projetos de cunho ideológico de interesse de Nikolas, como o homeschooling, mas afirmou que há "matérias mais importantes", como, o Plano Nacional da Educação.
"Nada contra o homeschooling, deve entrar em pauta, mas acho que a gnte deve discutir essas matérias mais importantes que ja estavam aqui (...) Eu sei que vai ser muita disputa ideológica, mas o meu papel aqui é a gente tentar dialogar para que a gente tenha a mínima disputa possível e fazer essas pautas avançarem".
Questionado sobre o trabalho com Nikolas, que vem atraindo atenção sobre seu novo posto, por ser estratégico, Átila Lira disse estar "tranquilo" e elencou projetos que pretender levar à comissão.
"Estou muito tranquilo em relação ao Nikolas, de poder contribuir com ele de forma bem imparcial para que a gente possa colocar bons debates como o Plano Nacional de Educação, Sistema Nacional de Educação, universalização das creches, financiamento do Ensino Superior, o Fies, a expansão dos Institutos Federais, o ensino profissionalizante, a educação em tempo integral".