Por Rany Veloso
Do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na tarde desta terça-feira (6). Ele estava acompanhado dos Ministros da Relações Exteriores, Saúde, Secretaria-Geral, Secretário de Assuntos Estratégicos e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os assuntos abordados foram: a aquisição e fabricação da vacina Sputnik no Brasil; comércio entre os dois países; cooperação na indústria de defesa; ciência e tecnologia. "Dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil e estamos entrando em contato com as demais autoridades de como devemos efetivamente importar essa vacina", declarou Bolsonaro sobre a vacina contra a Covid-19, que tratou também sobre a produção da Sputinik no Brasil.
O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, informou que enviará uma missão de vigilância sanitária na Rússia para fazer a inspeção nas instalações de produção de insumo e da vacina. Há uma previsão para que a Anvisa também receba nessa semana o embaixador da Rússia no Brasil.
Bolsonaro aproveitou a oportunidade para falar a Putin sobre a necessidade de que mais frigoríficos brasileiros sejam liberados para exportação àquele país.