Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Campos Neto na berlinda: Deputado Merlong Solano acusa politização do BC

“ Então ele parece que está realmente usando o Banco Central como plataforma de lançamento para um comprometimento político ainda mais claro”, dispara Merlong

Avalie a matéria:

Por Rany Veloso

Acusações de politização e prejuízo ao país: Deputado Merlong Solano (PT-PI) exige a convocação de Roberto Campos Neto na Câmara para explicar suposto conflito de interesses no Banco Central. 

Campos Neto foi acusado por Lula de ter um lado político e trabalhar para prejudicar o país com a alta taxa de juros de 10,50%.

O parlamentar citou as notícias veiculadas de que Roberto Campos Neto insinuou que aceitaria ser ministro da Fazenda caso o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse candidato à Presidência da República e ganhasse a eleição em 2026. 

"Lula, mais uma vez, tem razão. O Moro usou a magistratura para se lançar politicamente. E o Roberto Campos tem conversado tanto com o sistema direita, tem participado de tantos momentos festivos, de jantares, de almoços, de eventos. Vai votar com a camisa símbolo do bolsonarismo na época da votação. Então ele parece que está realmente usando o Banco Central como plataforma de lançamento para um comprometimento político ainda mais claro".

Merlong diz que presidente é obrigado a comparecer pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Então acho que sim, ele virá. Até porque, tá na LRF, ele é obrigado a vir, até 90 dias depois do final. Final de cada semestre, o presidente do Banco Central tem o dever de prestar contas ao Congresso Nacional", disse à coluna. 

O pedido de convocação foi protocolado nas Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). No documento, Merlong pede uma avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária e dos seus impactos na economia.

Merlong destacou ainda que, ao manter a Selic em 10,5%, segunda taxa básica de juros mais alta do mundo, o Banco Central está, na prática, utilizando a política monetária para reduzir os níveis de emprego e renda da sociedade brasileira. Isso porque, segundo o próprio BC em seu relatório trimestral de inflação, a taxa de juro real neutra da economia é de 4,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES