Por Rany Veloso
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), rejeitou a possibilidade do uso de militares do Exército para a criação de uma Guarda Nacional para proteger as sedes dos três poderes e a Esplanada dos Ministérios. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada ontem, pelo ministro da Justiça Flávio Dino ao presidente Lula. Atualmente, o Palácio do Planato é protegido pela Guarda Presidencial com homens das Forças Armadas.
Celina Leão é contra e disse em entrevista que quem faz a segurança ostensiva do DF é a Polícia Militar. Na visão dela, o assunto deve ser debatido no Congresso Nacional.
"Porque no momento principal de qualquer problema a Polícia Militar vai ter que ser acionada, nós estamos falando aí de 15 mil homens, entendeu? Então, são esses homens que no momento necessário, são homens treinados, nós temos aqui Polícias especializadas. Então assim, a criação da Guarda Nacional ela precisa ser discutida com os políticos, com os parlamentares, com os senadores, com os deputados federais, aqui do Distrito Federal", disparou.