Por Rany Veloso
Saiu nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do comandante da Polícia Militar de Minas Gerais Giovanne Gomes da Silva para a presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). As informações que circulam em Brasília confirmam que a indicação foi do PSD de Gilberto Kassab, com a participação mais próxima nas negociações o líder do partido na Câmara, Diego Andrade, que também é de Minas Gerais.
O orçamento do orgão responsável pelas políticas de saneamento básico e saúde ambiental é de R$ 3 bilhões. Uma informação importante, uma vez que em ano eleitoral é possível atender as bases eleitorais do partido nos estados.
Outros partidos do Centrão, como, PP, PL e Republicanos, já conseguiram emplacar nomes em cargos no Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e na Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Mais negociações estão sendo realizadas. Um cargo visado pelo PL é o da diretoria da Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
As trocas de cargos por apoio politica é a estratégia do presidente Bolsonaro para conseguir com os partidos do Centrão formar uma base política no Congresso e assim consequentemente conseguir aprovar as matérias de interesse do governo e evitar um eventual processo de impeachment.