Por Rany Veloso
Como o blog já havia adiantado, nesta segunda-feira se concretizou a nomeação no Diário Oficial da União de Marcelo Lopes da Ponte, até então chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP/PI), para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Eduacação (FNDE). A portaria é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter de Souza Braga Netto, que exonerou a antiga presidente, Karine Silva dos Santos.
A autarquia bilionária do Ministério da Educação (MEC), com orçamento de R$ 55 bilhões, interessa muito os partidos políticos, principalmente em ano de eleição, pois é possível destinar recursos as suas bases eleitorais.
Outros nomes também indicados por partidos do Centrão, como PL e Republicanos, já haviam sido anunciados nas últimas semanas para diretorias do FNDE, diretoria do DNOCS e Secretaria de Mobilidade Urbana.
As trocas ocorrem em meio à crise de saúde e política a mando do presidente Jair Bolsonaro na tentativa de formar uma base no Congresso que aprove os projetos enviados pelo governo e evite um possível pedido de impeachment.