Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Ciro Nogueira: o Piauí não tem mais como pagar suas dividas

Por Blog Direto de Brasília

Por Rany Veloso

O boletim de finanças dos estados e municípios deste ano, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia apontou que Piauí foi o único ente a registrar redução de nota, passando de B para C, e portanto ser rebaixado na sua capacidade de pagamento. 10 estados têm avaliação como elegíveis para contraírem empréstimos garantidos pelo Tesouro. Em 2019, o número de estados com notas A e B eram 11.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que nessas condições o Piauí não pode mais pegar dinheiro emprestado porque não tem mais como pagar suas dívidas.

CIRO DIZ QUE GOVERNADOR ENDIVIDOU DEMAIS O PIAUÍ

"Proporcionalmente, o Piauí e o Ceará foram os que mais receberam recursos de empréstimos nos últimos 4 anos. Ou seja, o atual governo endividou demais nosso estado. Os empréstimos tomados pelo governo Wellington Dias de 2016 a 2019 somam R$ 2,6 bilhões. Isso dá mais de 24% das nossas receitas líquidas. E o pior sem deixar uma obra estruturante no nosso estado, que gere emprego e renda. Mesmo assim o nosso governador quer fazer mais dívidas, quer pegar mais empréstimos. Isso é muito grave. Estamos muito próximos a uma quebra de todas as nossas finaças, o que vai afetar a todos nós", afirmou o senador que diz ter como intenção fazer um alerta a fim de evitar que o estado quebre". 

Desde que as relações políticas foram cortadas com o governador Wellington Dias (PT), Ciro disse que iria fazer oposição ao governador e fiscalizar os atos da administração pública no Piaui. 

 MAIS SOBRE O BOLETIM 

A Capag é uma classificação de risco do Tesouro para estados e municípios com capacidade de honrar seus compromissos. Somente os entes federativos que possuem notas A ou B são elegíveis para obterem empréstimos com garantias da União. Assim, um ente bem avaliado pelo Tesouro Nacional é considerado bom pagador e poderá acessar financiamentos com juros mais baixos, especialmente, por contar com a União como seu garantidor.

Em 2020, Rondônia e Espírito Santo são os únicos entes federativos que possuem nota A.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES