Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Ciro Nogueira prepara ação contra institutos de pesquisa em Teresina

Deputado federal Júlio Arcoverde diz que vai protocolar ainda nesta semana um projeto de lei para punir institutos e estatísticos

Por Rany Veloso

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse à coluna que o partido Progressistas prepara uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral (MPE) contra institutos que realizaram pesquisas com intenção de voto na capital Teresina entre os dias 29 de setembro a 5 de outubro, que mostraram resultados diferentes dos apurados nas urnas neste domingo (06). "O corpo jurídico já está preparando", afirmou.

Seis institutos (Consulte, Credibilidade, Opinar, IPPI, Quaest e Datamax) publicaram resultados favoráveis a Fábio Novo (PT), apontando que ele poderia levar ainda no primeiro turno. Sílvio Mendes (União) foi eleito com 52,19% contra 43,26% de Novo.

"Isso é a maior prova de que se faz necessária uma profunda investigação na picaretagem dos institutos de pesquisa".

O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) também irá protocolar um projeto de lei na Câmara para punir os institutos de pesquisa que apresentarem indícios de fraude nos números para manipular a opinião pública. O parlamentar reiterou que na sua proposta não só o instituto será punido, mas também o estatístico que assinar.

"Alguns institutos já estão dando baixa na junta comercial para na próxima eleição, em 2026, abrir outra inscrição com outro instituto. Sei que tem dono de instituto aqui que não sabe fazer uma conta de dividir por dois números".  

CAI PELA METADE O NÚMERO DE PREFEITURAS DO PP NO PIAUÍ 

Já sobre a queda no número de prefeituras do PP no estado, Ciro Nogueira minimizou a derrota e preferiu ressaltar a quantidade de prefeitos aliados. "139 prefeitos aliados", respondeu. Mas o PP fez apenas 34 prefeitos. A metade do que é atualmente.

TOP 3 

O campeão no Piauí foi o PSD, do deputado federal Júlio César, com 65 prefeitos eleitos. Desbancando o MDB (com 57 prefeitos), assim como no cenário nacional. O PT do governador Rafael Fonteles aparece em terceiro lugar com 50 prefeitos. A meta do G5, que seria a de eleger os prefeitos nas maiores cidades do Piauí, não foi cumprida, mas houve um aumento de 26 prefeitos em comparação a 2020. 

A grande decepção do partido foi a capital Teresina. Como a coluna mostrou, havia uma expectativa no cenário nacional que a capital do Piauí elegesse um prefeito petista. "A derrota de Fábio Novo para nós do partido precisa ser objeto de análise", disse o presidente da sigla no estado à coluna, o deputado estadual João de Deus.

CIRO COMEMORA CENÁRIO NACIONAL E COMPAR COM PT: "TRÊS VEZES MAIS QUE O PT"

Em todo o país, o PP sustenta a terceira colocação com 752 prefeitos.

"Três vezes mais que o PT, mais do que positivo", ressaltou.

Em primeiro lugar, com 888 prefeituras, o PSD de Gilberto Kassab, que já nesta segunda-feira (07), negou projeto 2026 com Lula. "Estou com Tarcísio [governador de São Paulo]", que pode disputar a reeeleição ou a presidência da República.

Com 865 prefeituras, o MDB perdeu o primeiro lugar após 20 anos.  

CIRO SE DIZ PROFETA

O senador ainda enviou à coluna um vídeo de maio de 2023, quando ele diz que o PT não iria ganhar em nenhuma prefeitura de capital. 

"Vai ser uma grande derrota (...) Eu não tenho dúvida (...) Das 26 capitais não tem uma que o PT esteja na frente", disse na ocasião.

PARTIDO DE LULA

O partido de Lula levou no primeiro turno prefeituras em 253 cidades do Brasil, nenhuma é capital e 114 são no Nordeste. A expectativa é para o segundo turno, quando a sigla vai disputar em 4 capitais.

Em relação a 2020, teve um aumento de 71 prefeituras, quando das 182 cidades 90 eram no nordeste. 

MINISTRO WELLINGTON DIAS ESPERAVA O SEGUNDO TURNO EM TERESINA

A coluna também entrou em contato com o senador, ministro e ex-governador Wellington Dias (PT). Dias também se surpreendeu com o resultado logo no primeiro turno, lembrou que a votação de Novo foi expressiva e desejou sucesso a Sílvio Mendes. 

“Em eleição tem a campanha, as pesquisas, as projeções, mas aprendi que a decisão final é sempre de sua excelência o povo. E respeitamos resultados. Em Teresina eu confesso que esperava segundo turno. A votação baixíssima das outras candidaturas, incluindo a do atual prefeito Dr Pessoa, contribui para decisão no primeiro turno. Agora é desejar boa gestão para o eleito, Silvio Mendes, e seguir trabalhando pelo desenvolvimento de Teresina. No Estado olhando o quadro de prefeitos (as) eleitos (as) e vereadores (as), do ponto de vista do nosso time, somando votação e vitórias, considero bom desempenho e tivemos crescimento, mesmo quem perdeu, teve expressiva votação, com raras exceções. Agora é bençãos de Deus para bons resultados “. 

PT NO BRASIL

Na análise nacional, o ministro foi breve e repetiu o discurso do governo.

“No Brasil também o campo político do time do presidente Lula teve bons resultados”.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES