Por Rany Veloso
Como o blog havia adiantado na manhã desta quarta-feira, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (08), por videoconferência. No encontro, que teve de ser virtual em razão do presidente estar com Covid-19, o senador pediu apoio do governo federal às ações de universalização do acesso à água no Piauí.
“Nosso estado detém um dos melhores lençóis freáticos do país. Não podemos aceitar que no ano de 2020, ainda tenhamos milhares de piauienses vivendo sem água em suas casas”, argumentou o senador.
MUTIRÃO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS
Ciro propôs ao presidente a realização de um grande mutirão de perfuração de poços no estado para levar água ao maior número possível de piauienses.
De acordo com o senador, Bolsonaro afirmou que irá determinar a elaboração de um projeto de compra de máquinas e perfuratrizes para a execução desse mutirão.
O senador apresentou um relatório sobre o trabalho que tem sido realizado no Piauí em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), para garantir o acesso à água. Ele mostrou ao presidente alguns exemplos de cidades e comunidades que foram transformadas pela chegada da água por meio de poços perfurados no estado.
“Não há nada mais emocionante do que ver a água chegando às casas das comunidades que convivem com a seca. Estamos comprometidos em torno desse objetivo de levar água para todos os piauienses. Agradeço ao presidente Bolsonaro pelo apoio ao nosso pedido”, afirmou o senador.