Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Com Paulo Guedes presidente, Merlong Solano é eleito vice da CFT na Câmara

Deputado federal do Piauí foi escolhido pelo PT estrategicamente para comissão que vai analisar novo arcabouço fiscal e Reforma Tributária

Por Rany Veloso

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) foi eleito o primeiro vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (29) durante reunião da comissão e Merlong recebeu 25 votos. Merlong foi escolhido pelo PT estrategicamente, por sua formação e fidelidade à sigla, para a comissão que vai analisar novo arcabouço fiscal e Reforma Tributária.

A CFT tem como principal função verificar o controle orçamentário e financeiro das propostas em tramitação na Câmara que afetam as receitas ou as despesas públicas. 

Paulo Guedes, não o ex-ministro da Economia, mas o deputado federal do PT de Minas Gerais é o presidente da CFT.

“É uma comissão fundamental para o processo legislativo da Câmara, uma vez que o colegiado analisa a compatibilidade das propostas com a Constituição e a legislação fiscal, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Teremos grandes debates nesta comissão, um deles é a reforma tributária, que é urgente. Vou auxiliar o presidente Paulo Guedes nos trabalhos na CFT principalmente a dar agilidade na tramitação dos projetos”, disse o novo vice-presidente. 

ESCOLHA PELO PT DE MERLONG SOLANO NA CFT É ESTRATÉGICA

Formado em Economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Merlong vai levar seus conhecimentos na área para ajudar a aprovar projetos e destravar matérias de interesse do governo.

“A maioria dos projetos que chegam à Câmara dos Deputados passa pela Comissão de Finanças e Tributação. Teremos muitas discussões sobre tributos, sistema financeiro, dívida pública, taxas de juros, etc. Darei a minha contribuição como economista e como deputado comprometido com o povo”, destacou Merlong. 

VICE-LÍDER

Merlong Solano também é vice-líder da Federação Brasil da Esperança na Câmara dos Deputados e está em seu segundo mandato como deputado federal.

Formado em História e Economia pela UFPI e mestre em História Social pela PUC-SP, ele ocupou, anteriormente, o cargo de secretário estadual das secretarias de Administração, Governo, Cidades e Planejamento, além de presidente da Agespisa. Merlong também foi deputado estadual do Piauí, eleito no ano de 2010.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES