Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Com ritmo lento de vacinação, relatora chama Saúde, Butantan e Fiocruz

Por blog direto de Brasília

| Reprodução

Por Rany Veloso

A relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto (Cidadania-SC), protocolou nesta terça-feira (23) requerimento para debater em audiência pública o andamento da vacinação em todas as regiões do país.


A parlamentar justifica que os brasileiros precisam saber qual a situação real do processo de imunização em curso.


“Ainda que no Brasil a vacinação tenha começado, nos preocupa que a estimativa é de que a vacinação em massa só será atingida na metade do ano que vem. Mesmo que tenhamos a capacidade técnica de imunizar em grande escala, ainda temos dificuldade de acesso aos imunizantes, com vários Estados parando a imunização por falta das doses”, diz um dos trechos do documento protocolado. 


Além da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac, Carmen reforçou que há quatro imunizantes que aguardando definição de compra da parte do governo. 


“Todos eles já foram clinicamente testados no país e receberam a autorização da Anvisa", reforçou Carmen Zanotto.  


A deputada disse que as instituições precisam ser transparentes com a população.


 “Precisamos e buscamos ser honestos com a nossa população o sobre o que é possível, o que está planejado e quais são os fatos reais sobre a compra e distribuição de vacinas”, acrescentou.


Em seu requerimento, a relatora da comissão convidou para discutir o assunto o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; presidentes dos Conselhos Nacional (Conass) e municipal (Conasems), respectivamente, Carlos Eduardo Lula e Wilames Bezerra; representantes da Anvisa e do Programa Nacional de Imunizações. Também foram convidados os presidentes da Fiocruz, Nísia Trindade, e do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES