Por Rany Veloso
Em entrevista à coluna, nesta quinta-feira (15), o deputado Átila Lira Filho (PP-PI) disse que o PP está dividido entre aderir ou não à base de Lula no Congresso Nacional. Ele ressaltou que o senador Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla, faz oposição direta ao atual governo por ter participado da gestão Bolsonaro, mas a bancada na Câmara é independente de acordo com as negociações lideradas pelo líder do partido na Casa, André Fufuca (PP-MA), e o presidente Arthur Lira (PP-AL).
"Existe uma discussão dentro do partido, onde uma parte quer ter participação no governo, e com isso tá bem alinhado de forma formal com o governo, mas existe quem não quer, e tem a posição do presidente do partido. Eu defendo a independência", disse Átila Lira.
Nos bastidores, a tendência é que a maior parte da bancada composta por 47 deputados forme a base do governo, que está com dificuldades em pautas específicas no congresso nacional, como o PL das Fake News.
Átila Lira, diferente do outro deputado federal da oposição, Júlio Arcoverde, tem adotado uma postura menos crítica a Lula, e votado a favor das pautas importantes aprovadas no Congresso, como o Marco Fiscal, composição da Esplanada dos Ministérios, e agora espera pela Reforma Tributária.