Por Rany Veloso
Depois de especulações sobre a possibilidade do PP de Ciro Nogueira integrar a base do governo Lula no Congresso, o deputado Florentino Neto (PT-PI) disse à coluna que é a favor. "Nós temos que buscar o diálogo, porque a democracia se faz e assim, a democracia se faz, construindo consenso dentro das divergências. Então eu sou favorável ao diálogo e a busca do Progressista para compor a base do governo Lula" (vídeo abaixo).
Ao mesmo tempo o parlamentar disse ser "impossível" não ter efeitos nas composições estaduais para as eleições de 2026. Depois considerou que também pode não ter nenhum efeito regional, em caso de aliança a nível federal.
O petista não descartou uma composição da base do governo com o PP, atual oposição, para as eleições de 2026, porém lembrou que isso não está na mesa de negociação.
Florentino entende que o PP poderia fortalecer as pautas de Lula no Congresso.
"O que a gente tem tratado, e eu tenho falado sobre o PP, sobre os Progressistas, é que nós, em nível nacional, nós precisamos de uma base que dê sustentação, que dê condições de vitória nas votações, na Câmara e no Senado, com mais tranquilidade para o governo, e para isso nós temos que ampliar essa base, e ter uma base com um grau maior de fidelidade nas votações".
O PP tem um ministro no governo Lula. O deputado André Fufuca (PP-MA) é o atual ministro dos Esportes e já chegou a dizer que Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve. Mesmo assim, o partido não é unânime nas votações a favor do governo.
Segundo Florentino Neto, o PP já esteve com a base do governo em votações importantes.
"Então não há por que você não aceitar o diálogo com os progressistas, nós temos que buscar. Buscar o diálogo com todos, com todos. Só não podemos buscar o diálogo com os extremados da esquerda, da direita, mas nós temos que buscar o diálogo com todos da esquerda e com todos do centro. E até com algumas forças conservadoras que queiram o bem do país e queiram construir com a gente".
Uma conclusão da própria coluna é que em Brasília o mais importante é o voto e não o discurso.
COMPOSIÇÃO NO GOVERNO LULA PODE AFETAR COMPOSIÇÃO ESTADUAL PARA AS ELEIÇÕES DE 2026
Florentino assumiu que se o PP migrar em peso para a base do governo Lula no Congresso, será "impossível" não ter mudança na política regional.
"Reflexos disso na política local do Piauí, é impossível que não tenha alguns reflexos, mas isso não está em discussão no momento. O que está em discussão é essa busca do diálogo permanente para que a gente construa uma base maior para o presidente Lula".
O deputado, que é o líder da bancada do Piauí, nesta semana, teve um encontro no Palácio do Planalto com Júlio Arcoverde (PP-PI) e o ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha também observou que pode não ter implicação nas chapas da base para 2026.
"Pode não haver nenhum reflexo político direto. Podemos ser da mesma base política em nível federal e não termos, e não estarmos na mesma posição em nível estadual. Isso acontece em vários estados do país"