Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Deputados federais do PT contrariam PSD e MDB e defendem nome da sigla para o Senado

A coluna também questionou o governador Rafael Fonteles sobre a possibilidade do PT ocupar três vagas na chapa majoritária

Por Rany Veloso

Os deputados federais do PT do Piauí querem mais espaço para a sigla na chapa majoritária da base do governo nas eleições de 2026. O líder Florentino Neto disse à coluna que o partido tem que ocupar a posição que realmente merece. Além da vaga do governador Rafael Fonteles, e a de vice-governador, os parlamentares defendem a vaga ao Senado (vídeo abaixo).

O governador Rafael Fonteles falou sobre a possibilidade do PT ocupar essas três vagas.

"Nós somos um partido que temos as maiores figuras políticas do Estado, o próprio governador do Estado é do Partido dos Trabalhadores, nós estamos presentes em todos os municipiais, elegemos uma grande quantidade de prefeitos, onde nós não fizemos assim o vitorioso, mas nós tivemos participação efetiva na eleição e tivemos coligações com os partidos da base e muitos municípios também com posições extremamente favoráveis ao crescimento do partido".

Florentino citou dois nomes que poderiam concorrer: Flávio Nogueira e Dr Francisco, que são deputados federais atualmente. Merlong Solano disse que o nome do Dr Francisco é interessante.

"Nós somos a maior bancada federal, nós temos uma bancada significativa na Assembleia Legislativa e por isso nós estamos pleiteando uma vaga nessa chapa para concorrência ao Senado da República, temos aí o deputado Flávio Nogueira se colocando na disposição e temos também o deputado Francisco. Então vamos caminhar nesse diálogo para que a gente possa também estar contribuindo dessa forma com a chapa majoritária para 2026".

ESTRATÉGIA DE RAFAEL FONTELES NA CHAPA DE 2026

Já Merlong Solano, diz que o nome do Dr Francisco é interessante, mas ponderou que vai depender da estratégia do governador Rafael Fonteles, que vai concorrer à reeleição. 

"O Francisco tem um perfil que agrega bastante. É um deputado que tem muito poder de articulação, tem ganhado crescente credibilidade junto a seus pares. E a candidatura de senador é uma candidatura majoritária, não pode ser da própria pessoa. Então, essa boa aceitação entre os pares o credencia para ser candidato ao Senado".

Ele reconheceu difculdades. Isso porque se Fonteles preferir ter um candidado ao Senado teria de abrir mão da vice. 

FONTELES NÃO QUER ABRIR MÃO DO VICE E MERLONG SOLANO É UM DOS COTADOS

Segundo uma fonte, Rafael já está decidido que vai indicar um vice, e da sua confiança. Pode ser um dos "Rafaboys", como são conhecidos seus secretários do governo  mais próximos, ou um nome do PT raiz, como se fosse a velha guarda no estado. E o nome de Merlong Solano já foi cogitado. O deputado afirmou à coluna que é candidato à reeleição, mas tem disposição para ser vice. O parlamentar já foi por muitos anos Secretário de Governo do ex-governador Wellington Dias, também do PT. 

"Eu sou um soldado do PT, como sempre. Disposto a enfrentar as batalhas para que o nosso projeto siga adiante".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES