Por Rany Veloso
O ex-prefeito e ex-secretário de Saúde, Florentino Neto, que vai tomar posse no seu primeiro mandato como deputado federal dia 1º, chegou causando mudanças na bancada federal do Piauí. Apesar da mesma já ter um critério tradicional para a divisão dos cargos federais com representação no Piauí, ele defende outro junto com Jadyel e Flávio Nogueira. Mas acima de tudo lembra do líder político, o ministro Wellington Dias, que também esteve na reunião. O deputado disse que Wellington Dias "é o líder, é o árbitro".
Mesmo sem um consenso sobre o critério, o deputado nega que exista alguma rusga entre eles.
"A gente vê a possibilidade da construção de um consenso. Também foi um momento importante porque nós estamos nos afirmando enquanto bancada da federação (PT e PV)", afirmou.
Ontem (19), como o blog mostrou, Florentino esteve com o ministro Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, que afirmou que até o dia 25 um decreto irá especificar quais os orgão federais estarão disponíveis nos estados, devido ás mudanças ministeriais no governo Lula em relação ao governo Bolsonaro. Florentino põe em dúvida até a extinção da Funasa, orgão do qual ele é servidor de carreira e pleiteia a indicação no Piauí.
"Tomamos posição aguardar decreto presidencial para o dia 25 onde consolida a estrutura, porque hoje existe a divisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca foi dividido em outras estruturas. Então a gente tem que saber se essa estrutura foi definida no Piauí. Queremos saber se terá delegacia no Piauí (...) Alguns cargos que são de servidores efetivos. Nós continuamos com essa mesma situação posta?", questionou.