Por Rany Veloso
Em Brasília, nesta terça-feira (04), Dr Pessoa (Republicanos), em agendas com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, quando apresentou ofício solicitando recursos; e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com quem está negociando a abertura de uma agência do Banco Regional de Brasília (BRB) em Teresina; também falou sobre o fato da Câmara não ter votado a liberação de uma empréstimo à prefeitura.
Em entrevista ao blog, o prefeito de Teresina lamentou pelo Legislativo não só esse projeto de crédito, mas também o desmembramento das Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) Sul e Sudeste. "Espero que em curto tempo as matérias enviadas pelo poder Executivo sejam votadas", disparou.
"Achava que essa votação fosse hoje, não foi, até lamento, porque a Câmara Municipal, o poder Legislativo, [os vereadores] são pessoas qualificadas. É empréstimo para que Teresina ande maior velocidade com qualidade. Necessidade da gente avançar mais", ressaltou Dr Pessoa, que fez aceno ao presidente da Casa. "Toda a documentação necessária foi entregue ao presidente à Câmara, que tô mandando um abraço, Enzo Samuel. Então por que eu não sei".
PREFEITO PROMETE ANO "D"
O prefeito que tenta recuperar a popularidade aposta na entrefa de obras paradas há muito tempo na capital, como o túnel da Avenida Miguel Rosa. Ele cita um pacote previsto para inauguração até o ano que vem e fala em ano "D". "É o ano 'D' na administração pública da capital do Piauí, nós vamos avançar (...) no fim do ano os resultados administrativos, de um modo em geral, nas obras macro, grandes, médias e pequenas (...) Agora é avançar, avançar, avançar".
PARCERIAS POLÍTICAS: DR PESSOA QUER ALIADOS DO UNIÃO BRASIL NO REPUBLICANOS
Além dos vereadores, para quem vai liberar um pacote de R$ 400 mil em emendas neste ano, mais R$ 300 mil em obras, Dr Pessoa que agregar aliados ao seu partido, o Republicanos. As parcerias com a vereadora Graça Amorim (PP), que retornou a Câmara; e o presidente do União Brasil em Teresina, Ronney Lustosa, que assumiu recentemente cargo na prefeitura, são citadas como positivas pelo prefeito, que quer garantir até com filiações esses apoios para o ano que vem.
"Gostaria que viessem para o Republicanos, ou partidos aliados ao Republicanos", destacou.
No União Brasil está nada mais nada menos que o ex-prefeito Sílvio Mendes, que já expressou o desejo de disputar a prefeitura de Teresina no ano que vem.
REUNIÃO COM A MINISTRA DA SAÚDE
Durante encontro, o prefeito junto com a presidente interina da Fundação Municipal de Saúde, Clara Leal, pontuou q a necessidade de maior repasse do governo federal para custeio de procedimentos de alta e média complexidade, como cirurgias e exames. Há 10 anos não há reajuste.
NOVA LOTERIA NO PIAUÍ
Com o governador Ibaneis Rocha, Dr Pessoa fechou a abertura de uma loteria municipal tendo como agente financeiro o Banco Regional de Brasília (BRB).