Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Dr Pessoa: não enviam emenda PIX a The porque tem tratativa não republicana

Prefeito de Teresina incomodado com o não envio de emendas a Teresina procura justificativa e encontra: “no interior é mais fácil...”

Por Rany Veloso

Após a divulgação pelo blog das listas das emendas PIX enviadas ao Piauí pelos deputados federais e senadores, Dr Pessoa disse por telefone que o não envio a Teresina revela o uso de tratativas não republicanas no interior.

O prefeito da capital confirma que a falta de atenção à cidade pelos grupos políticos é o que justifica o fato dele não apoiar nem Rafael Fonteles (PT) e nem Sílvio Mendes (União). Há muito tempo, Pessoa defende que irá se aliar a quem ajudá-lo na execução dos projetos, como, o Hospital da Mulher e a integração das bacias dos rio Poty e Parnaíba.

"A administração da prefeitura de Teresina é olhando para o povo. Os recursos são aplicados em benefícios diretamente para o povo, por isso que eles fogem. No interior é fácil, têm as tratativas não republicanas. (...) É por isso que não estou nem no lado A nem no lado B", dispara.

LEVANTAMENTO DAS EMENDAS PIX PELOS DEPUTADOS E SENADORES DO PIAUÍ

De acordo com os números analisados pelo blog, os três senadores do estado enviaram mais de R$ 50 milhões desde 2020 a vários municípios, principalmente nos redutos eleitorais. O único que enviou recursos a Teresina foi o senador Elmano Férrer (PP).

Entre os deputados federais a situação não é diferente. Foram mais de R$ 134 milhões enviados principalmente aos prefeitos que os apoiam. Apenas Fábio Abreu (PSD) enviou emenda à capital.

SOBRE AS EMENDAS PIX

São chamadas na Constituição desde 2019 de Transferências Especiais os valores destinados pelos parlamentares do Congresso Nacional direto para o caixa das prefeituras.

Diferente dos outros recursos federais, esse tipo de emenda não precisa de convênio com a Codevasf, Funasa ou Caixa, consequentemente não precisa de prestação de conta com os orgãos.

Isso significa que o dinheiro é "livre" e pode ser aplicado onde o prefeito achar melhor. Só após o uso é que o prefeito pode prestar conta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES