Por Rany Veloso
A deputada federal Joice Hasselman (PSL/SP), ex-líder do governo no Congresso, confirmou ao blog a união de parlamentares da esquerda e direita contra o presidente Bolsonaro. Por enquanto, um grupo de WhatsApp jamais imaginável é o que se tem de concreto. Fazem parte do mesmo, o atual líder do PSB e ex-líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon; o líder do Movimento Brasil Livre (MBL), o conservador de direita, deputado Kim Kataguiri (DEM/SP); o deputado Marcelo Freixo (PSOL/ RJ) e a deputada Tábata Amaral (PDT/ SP).
De acordo com Hasselman, os parlamentares dizem estar preocupados com a posição autoritária do presidente Bolsonaro contra a manutenção do Estado Democrático de Direito e das instituições. A deputada disse que Bolsonaro sonha dia e noite com um golpe. "Ele flerta com essa possibilidade desde o início do mandato", relata Joice.
Outro deputado membro da união diz que eles se opõem não só a bolsonaristas e aos petistas, mas também ao Centrão. Há informações em Brasília que tem interessados do PT querendo aderir, mas o partido não foi chamado, além do ex-presidente Lula resistir a essa adesão de um movimento que não seja liderado pelo partido.