Por Rany Veloso
O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), que presidiu hoje a sessão da Comissão de Relações Exteriores na Câmara, em entrevista ao blog, defendeu a posição do presidente Lula sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. De acordo com o parlamentar, Lula pode negociar a paz entre os países porque o Brasil apresenta uma posição de neutralidade.
"O que ele diz: os dois são responsáveis pela guerra, embora o Brasil tenha reconhecido que a Rússia é invasora, mas nós estamos dando continuidade à guerra. Então é preciso que os dois se entendam e tenham que ter um mediador e esse mediador é Lula", disse Nogueira.
Nos últimos dias, Lula tem sido bastante criticado por ter falado durante viagem à China que tanto a Ucrânia como a Rússica escolheram a guerra e logo em seguida nos Emirados Árabes aumentou o tom quando afirmou que EUA e União Europeia alimentam o conflito que se estende há 13 meses. Os EUA reagiu e disse que o Brasil não assume posição de neutralidade e diferente do que falou Lula o país vem chamando atenção da Rússia desde 2019 para não invadir a Ucrânia e quer o fim da guerra.