Por Rany Veloso
Servidor de carreira da Funasa, o deputado federal eleito Floretino Neto (PT-PI), está mobilizando apoio para tentar "ressuscitar" Fundação Naicional de Saúde (Funasa). Na manhã desta quarta (04), ele se reuniu com o presidente do órgão na sede em Brasília e no fim do dia com o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e alguns servidores.
"Nós queremos dialogar e estamos dialogando com o governo no sentido de que possamos demonstrar a importância dessa instituição com a missão do nosso governo", afirma.
Amanhã (05), o deputado irá levar a causa à bancada do PT, que terá como líder na Câmara Zeca Dirceu.
No dia 1º, após a posse, o presidente Lula acabou com o orgão dissolvendo as astribuições para os Ministérios da Saúde e Cidades.
Em entrevista ao vivo, Marcelo Castro disse que a decisão de Lula repercutiu negativamente entre os parlamentares no Congresso Nacional. “Não era esperado por um governo de esquerda”, disparou o senador.
Castro iria indicar o nome para assumir a presidência do órgão no governo Lula 3. Entre os políticos, a Funasa é um dos mais disputados órgãos para indicação, uma vez que tem alta capilaridade, ou seja, tem atuação em todos os municípios do país, onde estão as bases eleitorais.