Por Rany Veloso
Em Brasília, um encontro na noite desta terça-feira (14), entre o governador Rafael Fonteles e os deputados federais do PT do Piauí rendeu desdobramentos políticos. Durante o jantar de comemoração dos 43 anos do PT, Fonteles orientou que os parlamentares lutem por espaços no governo federal, a exemplo do Banco do Nordeste, Codevasf, FNDE e DNOCS, que são entidades que podem ajudar o estado e aumentar a capilaridade do grupo.
O argumento é que a bancada do Piauí é a maior do PT em termos de proporcionalidade. Dos 10 deputados federais, quatro são do PT, e quando se leva em conta a federação com o PV e PCdoB são cinco, isto é, 50% da bancada na Câmara.
Com a orientação e o fim do Orçamento Secreto, os deputados irão intensificar as idas aos Ministérios que podem lhe render recursos ao estado.
JANTAR DO PT
Apesar do Lula não ter participado e os ingressos irem de R$ 500 a R$ 20 mil reais, o local estava lotado de petistas. A presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffman, discursou destacando a história do partido e criticando os altos juros do Banco Central. O partido já iniciou uma campanha e lançou até um site jurosbaixosja.com para pressionar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Lula está em viagem ao Nordeste. Ontem, lançou o retorno do Minha Casa Minha Vida na Bahia, e hoje vai a Sergipe. Durante sua fala, o presidente não tocou mais no assunto do Banco Central, mas ressaltou que a ordem é "retirar os bolsonaristas escondidos" no governo. Ele deu a missão diretamente a Rui Costa, o ministro da Casa Civil.