Por Rany Veloso
As eleições da Assembleia Legislativa do Piauí só serão em Fevereiro de 2023, mas a essa altura definidos candidatos e bancadas os concorrentes já disputam voto a voto dos 30 parlamentares. De acordo com uma fonte da Assembleia, Franzé Silva está forte e seria o vitorioso por já ter, até agora, garantido a metade dos votos.
Além dos 12 votos certos da bancada do próprio PT que está numa federação, Franzé já fechou acordo com Evaldo Gomes do Solidariedade e com Jeová Alencar do Republicanos, que não vê espaço em um MDB "fechado".
E por fim, um nome da oposição é quem poderia fechar a conta. Dr Thales do PP que entra para o primeiro mandato vai votar em Franzé, diferente do bloco do PP. Isso porque ele não teria gostado do acordo que o candidato do MDB, Severo Eulálio, que também é da região de Picos fez com o prefeito Gil Paraibano que agora também conta com o filho, deputado estadual eleito, Aldo Gil, ambos do PP.
CRITÉRIO DE DESEMPATE: IDADE!
Desta forma a votação seria empate e o critério de desempate seria a idade. O mais velho é Franzé Silva, que tem 55 anos, contra os 39 anos de Severo Eulálio.
Como se não bastasse, outros argumentos pesam a favor de Franzé. Desde 1998 Themístocles Sampaio Filho é o presidente da Alepi, isso porque seu partido, o MDB, até então sempre teve a maior bancada. O acordo conveniado pelos seus pares é que o partido com o maior número de deputados indicaria o presidente da casa.
Outra fonte ligada ao governador eleito, Rafael Fonteles (PT), acredita que mesmo não querendo a princípio ele entraria em campo se não tiver consenso e o argumento utilizado por ele seria o da maior bancada.
BANCADA DO PT:
FLÁVIO JÚNIOR
JANAINNA MARQUES
LIMMA
FIRMINO PAULO
HÉLIO ISAÍAS
FÁBIO XAVIER
FÁBIO NOVO
NERINHO
DR VINÍCIUS
FRANZÉ SILVA
RUBENS VIEIRA
DR GIL CARLOS