Por Rany Veloso
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proibiu em Picos, ao sul do Piauí, a coligação do candidato à prefeitura pelo PT, o empresário Araujinho, de divulgar pesquisas do Instituto Escolha, localizado em Conceição de Canindé, por falta de estrutura. O tribunal foi provocado pela oposição. A assessoria jurídica do candidato Gil Paraibano (PP) entrou com um mandado de segurança para barrar a divulgação de pesquisas, alegando falta de estrutura física e técnica para o trabalho, que pode interferir diretamente na opinião popular. A denúncia diz que o instituto funcionaria em uma farmácia.
Charlles Max Pessoa Marques da Rocha é o juiz relator do caso. Na liminar, ele suspende a divulgação de todas as pesquisas do instituto.
Nos bastidores, Gil Paraibano recebeu a notícia com muita alegria. Formalmente, a assessoria jurídica enviou uma nota reconhecendo a importância da decisão. Veja na íntegra:
"A decisão acertada do TRE-PI reconhece a falta de estrutura e ausência de cumprimento aos critérios técnicos e legais do Instituto pesquisador. A pesquisa eleitoral possui potencial para influenciar a vontade do eleitor e a divulgação de resultados que não reflitam a realidade política do momento pode significar ainda um fator de desequilíbrio justamente para os partidos políticos e candidatos."