Por Rany Veloso
Durante o Investe Piauí Day, em Brasília, nesta terça-feira (05), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi informado que a obra de ampliação do aeroporto da capital Teresina será entregue em dezembro deste ano para aumentar a quantidade de voos. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho vai à capital para a inauguração.
A obra de R$ 156 milhões compreende a reforma e ampliação do terminal de passageiros; segundo a CCR, será três vezes maior que a atual; implantação de conectores entre a área de embarque e as aeronaves; ampliação do estacionamento de veículos; adequação viária de acesso ao aeroporto; adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente; novo pátio de aeronaves para 8 posições C e adequação de taxiway de acesso aos hangares.
A secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, confirmou a informação à coluna. Ela também antecipou que um decreto da Casa Civil deve delegar aos estados parte de liberação das licenças ambientais, como a hidrovia do rio Parnaíba.
A empresa também está realizando obras em outros 14 aeroportos que administra, com um investimento total de R$ 1,8 bilhão. A previsão é que as obras em todos os aeroportos sejam concluídas até o final de 2024. A empresa também opera aeroportos em outros países, como a Costa Rica, Equador e Antilhas Holandesas.