Por Rany Veloso
A Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira (13) o Prêmio Darcy Ribeiro, uma homenagem a três pessoas ou entidades que se destacam na defesa e promoção da educação no Brasil. O prêmio visa reconhecer contribuições relevantes para a educação, destacando aqueles que influenciam positivamente o setor educacional. Em 2024, dentre os escolhidos, está o governador do Piauí Rafael Fonteles, do PT. Como a coluna mostrou com exclusividade no mês passado, o nome dele foi aprovado na Comissão de Educação graças à articulação do deputado federal da oposição Átila Lira Filho (PP) com o presidente, o bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG).
CONHEÇA OS VENCEDORES
Os vencedores deste ano são: Luciana Brites, fundadora da NeuroSaber e especialista em Educação Especial, autora de livros e finalista do Prêmio Jabuti em 2021. Heley de Abreu Silva Batista, professora e heroína que perdeu a vida no massacre da Creche Gente Inocente em 2017, é homenageada postumamente. Rafael Tajra, matemático e governador do Piauí, é reconhecido por suas iniciativas educacionais, incluindo programas de alfabetização e formação contínua para professores.
O Prêmio Darcy Ribeiro é concedido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Os nomes dos indicados são sugeridos por deputados e senadores, e a escolha dos vencedores é feita pela Comissão de Educação. Após uma votação secreta, os três mais votados, entre dez finalistas, são premiados com um diploma de menção honrosa. A premiação destaca os indivíduos que mais contribuem para o avanço educacional no Brasil.
SOBRE O PRÊMIO
O antropólogo e ex-senador Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília. No final de sua vida, ele se dedicou à criação da Universidade Aberta do Brasil e à formação de professores por meio da Escola Normal Superior. Seu legado na educação brasileira é lembrado por meio deste prêmio, que leva seu nome em reconhecimento ao seu trabalho na educação pública e a distância.