Por Rany Veloso
O momento esperado de uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os governadores está chegando. A videoconferência está marcada para a próxima quinta-feira (21) às 10 horas. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmou participação no encontro que tratará de medidas econômicas de enfrentamento à pandemia.
Neste momento, todos os olhares estão voltados para a sanção do projeto de lei de ajuda aos estados e municípios no valor de R$ 60 bilhões de reais, que foi aprovado há quase duas semanas pelo Congresso, mas ainda não está em vigor porque depende do aval do presidente.
O grande impasse está no artigo que concede reajuste salarial a algumas categorias profissionais, como as da saúde, segurança e professores. O ministro da economia, Paulo Guedes, pediu a Bolsonaro vetar esse trecho, uma vez que a contrapartida dos estados para a transferência dos recursos seria o congelamento dos salários dos servidores públicos até o fim do próximo ano.
Desde o início das negociações para a ajuda, a equipe econômica do governo não quer vincular o valor repassado à recomposição do ICMS e ISS, principais impostos arrecadados pelos estados e municípios, respectivamente, responsáveis por custear boa parte da máquina pública.