Por Rany Veloso
Em clima de despedida do coordenador Átila Lira (PP), a bancada federal do Piauí, se reuniu para definir o destino das 15 emendas de bancada no próximo ano. Os recursos somam R$ 284, 8 milhões e metade devem ser alocados para a Saúde. Cada parlamentar tem direito a R$ 21,9 milhões.
Dentre as obras de infraestrutura, eles elegeram como prioridade o Hospital da Mulher em Teresina, reivindicação antiga, de acordo com o senador Marcelo Castro (MDB), que é o relator-geral do orçamento da União para 2023.
"Essa é uma luta que vem há muitos anos. O vereador Luiz Lobão levantou essa bandeira já há alguns anos. Na campanha passada de prefeito, tanto o candidato Kleber Montezuma como Dr Pessoa se comprometeram em fazer o hospital da Mulher. Dr Pessoa tá ultimando o projeto e nós vamos então colocar os recursos para fazer o hospital importante para tratar das doenças que são próprias da mulher", explica Castro.
A ala do Hospital do Câncer no Hospital Universitário também receberá uma emenda.
Tradicionalmente, duas das emendas já têm o destino certo, e assim foi cofirmado, uma o governo do estado e outra para a prefeitura.
OUTRAS OBRAS...
Outras obras empacadas, como os Platôs de Guadalupe e a Nova Barragem de Algodões também receberão recursos.
Pela lei orçamentária, os parlamentares são obrigados a repetir algumas emendas da LOA. Por isso é a PI-392, que liga Bom Jesus do Gurguéia a Baixa Grande do Ribeiro, foi incluída.
Outra rodovia que será contemplada, é a BR-343, para a duplicação de Teresina a Altos.
RISCO DE INCÊNDIO NO HU
O diretor do Hospital Universitário (HU) da Ufpi, Paulo Márcio, participou da reunião remotamente e manifestou preocupação sobre o risco de incêndio que corre o HU. Marcelo Castro disse que pretende resolver essa demanda com recursos da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), responsável pela administração dos hospitais públicos do país.