Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Hugo Motta rumo à presidência da Câmara? PP prevê vitória histórica com apoio de PL e PT

O PP que é um dos fiadores da campanha e fala em vitória histórica que pode até ultrapasar votos de Arthur Lira, o atual presidente

Por Rany Veloso

PP aposta em vitória histórica de Hugo Motta para a presidência da Câmara, com votação que pode superar a de Arthur Lira. Com apoio declarado de partidos como PL (Bolsonaro) e PT (Lula), Motta já contabiliza mais de 310 votos. 

Em menos de um dia, o candidato à presidência da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) recebeu apoio de seis partidos da casa, dentre eles o do PL, que tem a maior bancada, com 92 deputados; e o do PT com 68. O PP de Ciro Nogueira (PP-PI), que tem 50 deputados, foi o primeiro a declarar apoio ainda na terça (29).

O deputado da sigla Átila Lira (PP-PI) disse à coluna que eles já contaram os votos e afirmou que Motta será eleito com votação próxima ou até maior que a do atual presidente Arthur Lira (PP-AL), que atingiu um recorde com 464 votos em 2022.

"Vamos chegar perto dos votos que o Arthur Lira teve. Não sei se a gente passa. Não tenha dúvida, pode escrever".

Juntos, os partidos que já declararam apoio somam mais de 310 votos dos 513 deputados. São eles: PP, Podemos, PL, PT, MDB e PCdoB.

"A gente já fez conta e a gente tem convicção que vários apoios ainda vão vir, e que esse grupo unido, tem gente do Partido dos Trabalhadores, tem gente do PL, tem gente do próprio União do Brasil, o próprio MDB quase na sua totalidade. Eu não tenho dúvida que a gente vai ter o êxito aí na eleição da Câmara".

Átila Lira disse que acordos já foram fechados até com parlamentares do União Brasil e PSD, siglas que têm candidatos. Um deles, Elmar Nascimento (União-BA), deixado para trás por  Arthur Lira. A mudança se deu pela "convergência" a Motta, que é conhecido pela articulação e diálogo, além de ser muito próximo a Arthur Lira e Ciro Nogueira. 

"O Hugo tem apoio da maioria dos deputados, da maioria dos partidos. Ele só não tem apoio formal do partido do Antônio Brito e do Elmar, mas nós temos membros do partido que já estão dialogando com o Hugo. O jogo está sendo jogado, isso é natural. Claro que fica alguns ensaios".

Um dos pontos que coloca Motta na berlinda entre PL e PT é o projeto de lei da anistia, para perdoar os condenados da tentativa de golpe do 8 de janeiro. PL impôs que Motta vote o PL, enquanto o PT quer engavetá-lo. 

Átila Lira acredita que ele será votado, mas não agora. "O PL da anistia, ele deve ser votado só na próxima legislatura. Eu acho que ele não pode ser utilizado de barganha para poder a gente botar em jogo uma disputa na Câmara dos Deputados".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES