Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Ida de Sílvio Mendes ao União Brasil pode colocá-lo em bola dividida

O tucano conversa nesta terça em Brasília com ACM Neto

|

Por Rany Veloso

O pré-candidato a governador pela oposição, Sílvio Mendes (PSDB), confirmou ao blog reunião nesta terça (15) em Brasília com ACM Neto (DEM), um dos líderes do processo de criação do União Brasil que já lhe convidou para a sigla. No encontro, que deve contar com a participação de Ciro Nogueira, Mendes disse que quer ouvir para refletir e decidir em qual partido se filiará. O que não estava no radar era a possibilidade de federação da nova sigla com o MDB, que no estado tem um dos caciques, Themistocles Filho, como pré-candidato a vice-governador pela situação junto com o PT, de Rafael Fonteles.

A federação entre União Brasil e MDB é um tema super cotado em conversas entre os presidentes nacionais da sigla. Também para amanhã (15) está marcada uma reunião entre Luciano Bivar e Baleia Rossi em Brasília.

Entre os integrantes da oposição no Piauí, era certo que Sílvio Mendes fosse para PP até pela quantidade de prefeitos aliados, são 86. Mas por outro lado entende-se que a pré-candidata a vice, Iracema Portella, pode fazer esse papel e Mendes se filiar ao novo partido, que não tem aliados de primeira hora do presidente Bolsonaro, a quem ele não quer declarar apoio e também não quer entregar à base do governo do estado.

É importante lembrar que no Piauí o União Brasil ainda não tem tanta expressividade porque não há nem um deputado federal, e praticamente sem deputado estadual e prefeitos.

COMANDO DO UNIÃO BRASIL

Ainda é uma incógnita sobre quem vai presidir o partido no Piauí. Ciro Nogueira dá como certa a presidência a um aliado, colocando o União Brasil na oposição. Mas  o grupo de Heráclito Forte ainda não desistiu e diz que o comando será dado a um integrante do DEM pela maior relevância no Piauí se comparado ao PSL. "Desde a convenção que autorizou a fusão do Democratas com o PSL, já tinha ficado definido que o Piauí era da cota do Democratas", afirma Roney Lustosa (DEM) ao blog.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES