Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Jadyel protocola desfiliação no TSE e assume Republicanos na próxima semana

Com o novo comando no Piauí, a candidatura de Jeová Alencar fica inviabilizada

Por Rany Veloso

O deputado federal Jadyel Alencar (PV-PI), como o blog mostrou, já está com a carta de desfiliação do PV em mãos e na próxima quarta-feira protocola seu pedido de desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para assumir o Republicanos nas próximas duas semanas. Alencar quer um evento de filiação no estado e vai fazer o convite ao presidente nacional do novo partido, Marcos Pereira.

Ontem (29), Jadyel e sua esposa Alessya Xavier, que assumiu o Republicanos Mulher no Piauí, estiveram com a senadora Damares Alves em evento na sede do partido em Brasília (foto acima). A senadora confirmou sua presença na capital Teresina no dia 16 de março e fez um convite às mulheres.

ACORDO FECHADO 

Marcos Pereira, assegurou a presidência do diretório do Republicanos no Piauí para Jadyel, mas só quando tiver o comprovante do pedido de desfiliação. 

Jadyel Alencar espera uma resposta rápida do TSE. "Tivemos outros casos em 2023 e deu certo", disse ao blog. A exemplo do deputado do Maranhão, Cléber Verde, que saiu do Republicanos para o MDB. 

ELEIÇÕES EM TERESINA: JEOVÁ FICA INVIÁVEL COMO CANDIDATO À PREFEITURA PELO REPUBLICANOS

Com o novo comando e decisão do próprio Marcos Pereira, Jeová Alencar não seria o candidato à prefeitura pela sigla, uma vez que a preferência seria para o atual prefeito Dr Pessoa. 

A única solução para Jeová neste momento seria concorrer por outra sigla. Um fonte nacional disse ao blog que Marcos Pereira pode liberá-lo do Republicanos para que possa trabalhar em uma candidatura em outro partido.

FEDERAÇÃO ENTRE PP E REPUBLICANOS DESCARTADA PARA 2024

Agora só em 2026! Há muitas divergências nas capitais para uma mudança próxima às eleições municipais. Com isso, a federação entre as duas siglas está sendo trabalhada para o outro pleito.

QUEM ASSUME O COMANDO DA FEDERAÇÃO NO PIAUÍ?

Há um acordo para que de cima para baixo, tanto em nível nacional como regional, para que a Federação tenha dois presidentes, um do PP e outro do Republicanos. Nos diretórios regionais, da mesma forma. Com isso, Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (Republicanos) precisam assinar juntos todas as decisões nacionais da Federação assim como Joel Rodrigues e Jadyel Alencar assinariam a nível estadual.   

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES