Por Rany Veloso
Até sexta-feira desta semana, Jeová Alencar (Republicanos) deve conversar com o Dr Pessoa (Republicanos) sobre o apoio à chapa majoritária nas eleições deste ano. O presidente da Câmara de Teresina vai comunicar ao prefeito seu apoio pessoal a Sílvio Mendes (União Brasil), pré-candidato ao governo do Piauí pela oposição. Mas somente no dia 28 é que Jeová, durante o lançamento da sua pré-candidatura, vai declarar a aliança publicamente.
De acordo com uma fonte, Jeová quer fazer diferente do que fez quando anunciou apoio a Joel Rodrigues (PP), pré-candidato ao Senado pela oposição, causando surpresa não só ao prefeito, mas também ao vice-prefeito, Robert Rios (Republicanos).
Em reação, Rios cogitou a lançar pré-candidatura ao Senado para atingir Jeová, mas a "missão foi abortada" pelo próprio prefeito que decidiu não apoiar e nem lançar ninguém a cargo majoritário no primeiro turno. A análise é de que Dr Pessoal não iria entrar em uma "aventura" para correr o risco de sair desmoralizado das urnas.
RACHA
O partido está dividido em relação aos apoios à pré-candidaturas majoritárias. Na visão de outra fonte, a demora do prefeito em tomar uma decisão sobre em qual lado ficaria foi o que provocou essa "divisão".
BANDEIRA DE PAZ OU FOGO AMIGO?
Robert Rios e Jeová Alencar posaram para foto após reunião do partido. Dr Pessoa discursou para que os dois se resolvessem.
Pelo menos até agora tem surtido efeito, mas ânimos podem voltar a se exaltar quando Jeová anunciar adesão a pré-candidatura de Sílvio, pois caso perca as eleições deste ano, é cotado para disputar a prefeitura de Teresina em 2024 e enfrentar Dr Pessoa. Rober Rios sempre foi resistente em apoiar o ex-prefeito Sílvio Mendes.
Há também especulações de que Jeová possa ser o nome da oposição para a prefeitura nas próximas eleições municipais.