Por Rany Veloso
"Ele tem que escolher o melhor caminho para ele", disse o deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) ao blog ao responder sobre a possível saída do ex-prefeito Sílvio Mendes do União Brasil, partido que estava prestes a se federar com o PP de Ciro Nogueira, que hoje afirmou em rede social ter encerrados as discussões sobre o tema.
Mendes está sendo sondado pelos tucanos. Porém a avaliação é que o PSDB não é mais o mesmo da época do ex-prefeito Firmino Filho e há resistência à troca.
"Se ele [Sílvio Mendes] quer ser candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB achando que a sigla tem uma história, tem a força do número 45, e ele achar, através de pesquisas, consultas, que é melhor, cada um tem o direito de escolher o seu caminho melhor", chamou atenção Arcoverde, que se reuniu nesta semana com Sílvio Mendes e o presidente do União Brasil, Marcos Elvas.
"Nós temos os melhores nomes da oposição", completa ao tentar animar a reação do grupo político, mas não foca em Sílvio Mendes ao citar Bárbara do Firmino e Joel Rodrigues, que segundo ele são candidatos pelo PP.
No início da semana, Júlio Arcoverde disse que se reuniu com o presidente do União Brasil, Marcos Elvas, e o ex-prefeito Sílvio Mendes.
IMPASSE NA FEDERAÇÃO ENTRE PP E UNIÃO BRASIL
Antes do anúncio de Ciro Nogueira sobre o fim das discussões da federação, Júlio Arcoverde estava otimista e disse que era caso de "novela" a falta de consenso e disputa pelo poder dentro do União Brasil.
No Piauí, os partidos não tinham impasse. Se fosse ocorrer beneficiaria diretamente os dois deputados federais do PP com o aumento do fundo eleitoral e tempo de TV, pois se tornaria a maior bancada da Câmara com 110 deputados. O cálculo os valores repassados ao partido e às campanhas é feito de acordo com a quantidade de deputados federais.