Por Rany Veloso
O deputado federal Júlio César (PSD-PI), que estava na comitiva do presidente Lula na China, em entrevista exclusiva ao blog, falou sobre o resultado da viagem, sobretudo para o Piauí. Há uma expectativa de aumento da exportação de soja, minério de ferro e instalação de parques solares e eólicos. Além da instalação de uma fábrica chinesa de mini tratores e equipamentos agrícolas no estado.
O governador Rafael Fonteles, como afirmou ao blog na última semana, está com viagem marcada à China, em setembro, quando também deve inaugurar um escritório para representar os interesses do Piauí no país asiático.
Ele também registrou a insatisfação com a Suzano, empresa de celulose, na sede do país asiático, por ter prometido e não instalado a fábrica no Piauí e rebateu a fala de Ciro Nogueira (PP-PI). "Uma viagem dessas não é pra ganhar não (…) os empresários é que vão avaliar", se contrapôs ao senador com um sorriso de canto de boca.
Nesta segunda, Ciro disse nas redes sociais que Lula durante a viagem "falou tudo" e não fez "nada". Mais cedo, o aliado de Bolsonaro disse ao blog que as falas do presidente foram "desastrosas", sobretudo em relação às relações internacionais do país.
Lula afirmou que Rússia e Ucrânia decidiram pela guerra, ignorando o fato de Putin ter comandado a invasão em solo ucraniano, e que os EUA e a Europa alimentam o conflito.
DEPUTADO REGISTRA INSATISFAÇÃO COM SUZANO: "FUGIU DO PIAUÍ"
JÚLIO CÉSAR COMENTA OS 15 ACORDOS ASSINADOS ENTRE CHINA E BRASIL DURANTE VIAGEM E RESULTADO PARA O PIAUÍ